AS LUZES MAÇÔNICAS EM PARNAÍBA-MS:
HISTÓRIA SOCIAL EM 40 ANOS DA LOJA MAÇÔNICA RECANTO HOSPITALEIRO N.11

Autores: Doracina Aparecida de Castro Araujo e Elson Luiz de Araujo
ISBN 978-85-99286-09-8
Formato 14,8 x 21 cm
Acabamento: capa brochura
Páginas: 144 em papel pólen soft

Sobre a obra

Este livro descreve parte da história dos quarenta anos de fundação da Loja Maçônica Recanto Hospitaleiro nº 11, sediada em Paranaíba, MS. Nestes quarenta anos foram vivenciados momentos de trabalho coletivo e solidário, em que se destaca um firmamento de intenções em prol do humanismo e da vida em sociedade.
O objetivo que norteou esta proposta de trabalho foi o de resgatar e registrar a história de uma Instituição que marcou e marca os rumos de uma sociedade há quarenta anos, a fim de que os atores desta história possam compreender o papel social desempenhado e o da Instituição a qual representam, que propugna o amor entre as pessoas e o aperfeiçoamento dos costumes e dos valores sociais. Como uma Instituição Filosófica prima pelos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Para atingir o objetivo, trabalhamos com a abordagem sócio-histórica norteando a proposta de resgate histórico. Esta abordagem possibilitou que os documentos e as falas de pessoas que vivenciaram momentos significativos desses quarenta anos de fundação da Loja Maçônica Recanto Hospitaleiro n°11, fossem utilizados de forma descritiva.
Destarte, acreditamos que caminhamos pelo mundo em busca de respostas, pois o mesmo é cercado por curiosidades, e que nos leva aos encantamentos ou desencantamentos, fazendo com que questionemos sobre o porquê das coisas. Assim, acreditamos que para obtermos êxitos no presente, errarmos menos, tatearmos com menos freqüência, o que se faz necessário que voltemos ao passado, pois para compreendermos o presente precisamos buscar respostas no passado, um passado registrado na memória e nos documentos, e para projetarmos o futuro precisamos estar vivenciando um presente com atitudes sérias e com trabalhos perseverantes.

Sobre os autores

Doracina Aparecida de Castro Araújo
Nascida em Inocência-MS, é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1984; especialista em Didática pela UFMS (1986); mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2001; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2005. É professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, dos cursos de Especialização em Educação e Pedagogia. Realiza pesquisas sobre os temas: Inclusão Escolar, Educação Escolar no Sistema Penitenciário, Indisciplina escolar e Avaliação. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE). É organizadora e autora de capítulos dos livros de Pesquisa em Educação: concepções, trajetórias e memórias; Pesquisa em Educação: política, sociedade e tecnologia e Pesquisa em Educação: inclusão, história e política.

 Elson Luiz de Araújo
Nascido em Aparecida do Taboado-MS, é licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1983; mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2002; doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2008. É professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, dos cursos de Especialização em Educação, Direito e Pedagogia. Realiza pesquisas sobre os temas: Educação e Violência, Violência Escolar e Institucional, Pesquisa em Educação e Sistema Penitenciário. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE). É autor de capítulos dos livros de: Pesquisa em Educação: concepções, trajetórias e memórias; Pesquisa em Educação: política, sociedade e tecnologia e Pesquisa em Educação: inclusão, história e política.

Sumário da obra

  • Prefácio
  • Contexto histórico e social da criação  da Loja Maçônica Recanto Hospitaleiro nº 11 (1968 – 1977)
  • A sustentação da Loja Maçônica Recanto
  • Hospitaleiro nº 11 (1978 – 1987)
  • Resultados efetivados como resposta às ações coletivas realizadas.
  • Um passado próximo em interação com as ações do presente
  • Considerações finais

Veja mais obras deste autor