Língua inglesa na escola pública

uma prática de comunicação

Telma de Souza Garcia Grande
Douglas Altamiro Consolo

128 páginas em papel Pólen Soft 80 g/cm²
Formato 14,8 x 21 cm
Capa Brochura

ISBN: 978-85-8438-186-9 (Versão impressa)
ISBN: 978-85-8438-187-6 (Versão digital em formato EPUB)
ISBN: 978-85-8438-188-3 (Versão digital em formato MOBI)
ISBN: 978-85-8438-189-0 (Versão digital em formato PDF)

Sobre a obra

Este livro, que tem por título Língua Estrangeira na Escola Pública, reflete o empenho por parte de professores de metodologia de ensino de línguas estrangeiras, linguistas aplicados e outros educadores de contribuir para a melhora da escola pública brasileira. É de conhecimento geral que as escolas mantidas pelo Estado são carentes, pois os professores lidam com turmas numerosas, recebem proventos reduzidos e, em certos casos, enfrentam problemas de disciplina por parte de alguns discentes. Certos observadores que têm uma postura derrotista alegam que nada pode ser feito para reverter esse quadro. O livro de autoria de Consolo e Garcia Grande, voltado para o desafio de ensinar a língua inglesa no ensino fundamental, é um convite para os professores mudarem a sua prática de ensino. Em vez de seguir uma metodologia tradicional baseada no ensino de regras gramaticais fora de contexto, os autores apresentam uma nova visão de ensinar língua estrangeira. Lançando mão de um ensino temático, a professora engajada na pesquisa tira os alunos da formalidade da sala de aula e os leva para um supermercado com a finalidade de elaborar uma lista de compras em inglês e para uma sorveteria onde, além de tomar um sorvete, aprendem os nomes dos diferentes sabores e empregam a língua estrangeira para comunicar as suas preferências. Outras situações de comunicação verdadeira são a participação numa festa de “Halloween” e uma entrevista com falantes de língua inglesa. As experiências relatadas com a utilização de ensino temático mostram que os próprios alunos mudam a sua visão a respeito de sua aprendizagem. Os discentes começam a considerar a língua estrangeira como uma matéria útil, necessária e relevante para a vida. Um resultado muito positivo da experiência com os alunos e com a pesquisa relatada por Consolo e Garcia Grande é que os próprios alunos interagem entre si e também com seus professores, e essa interação contribui em muito para diminuir ansiedades, reduzir problemas de desatenção e de disciplina na sala de aula e estabelece reais condições para um clima de colaboração e de cooperação entre discente e docente.

O livro, ora apresentado, é leitura essencial para todos os professores de língua estrangeira que querem refletir sobre a sua prática de ensino.

Sobre os autores


Telma de Souza Garcia Grande
Telma de Souza Garcia Grande é docente em Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Estágio Curricular Supervisionado em Língua e em Literaturas de Língua Inglesa, no Curso de Letras e no Curso de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Cassilândia-MS. Graduada em letras, habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em Assis-SP. Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Toledo em Araçatuba-SP, Mestre em Educação Escolar pela UNESP, em Marília-SP. Doutora em Educação Escolar pela UNESP, em Araraquara-SP. Atualmente é coordenadora do Curso de Letras de Cassilândia-MS e desenvolve pesquisas sobre a formação do professor de inglês. Possui vasta experiência em Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas, particulares e de idiomas, além de faculdades particulares.
Logos_25_lattes


Douglas Altamiro Consolo
Douglas Altamiro Consolo é docente em Língua Inglesa e Linguística Aplicada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em São José do Rio Preto-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutor em Ensino de inglês como língua estrangeira pela Universidade Reading, Inglaterra, e livre-docente em Língua Inglesa pela UNESP. Realizou pós-doutorado em Avaliação na Unicamp e na Universidade de Melbourne, Austrália. Suas pesquisas e orientações se inserem na linha do ensino e aprendizagem de língua estrangeira, com foco em avaliação e proficiência oral, formação de professores e interação em sala de aula.
Logos_25_lattes

Sumário da obra

1 Histórico do “Projeto: Comunicação em Língua Inglesa”1
1.1 Como surgiu o Projeto
1.2 Contexto histórico do Projeto
1.3 Hipótese direcionadora
1.4 Planejamento do curso
1.5 Material didático
1.6 Procedimentos metodológicos: elaboração e prática das atividades previstas no material didático19
1.7 Avaliação

2 Análise do ensino temático
2.1 Função
2.2 Cooperação
2.3 Negociação
2.4 Intenção
2.5 Critérios de avaliação
2.6 O perfil dos alunos
2.7 Macroanálise do tema “supermercado”
2.8 Microanálise do tema “supermercado”
2.9 Macroanálise do tema “sorveteria”
2.10 Microanálise do tema “sorveteria”
2.11 Macroanálise do tema “Halloween”
2.12 Microanálise do tema “Halloween”
2.13 Macroanálise do tema “Entrevistas com estrangeiros”
2.14 Microanálise do tema “Entrevistas com estrangeiros”
2.15 Entrevista final com os alunos

3 Refletindo sobre o Projeto
3.1 Categoria FUNÇÃO
3.2 Categoria COOPERAÇÃO
3.3 Categoria NEGOCIAÇÃO
3.4 Categoria INTENÇÃO

Considerações Finais

Referências

APÊNDICE 1

APÊNDICE 2

Mensagem Final

Veja mais obras