O MARKETING E A NOVA ECONOMIA

CONTRIBUIÇÕES PARA ENTENDER O “CONSUMIDÃO” E A NOVA ECONOMIA DA INFORMAÇÃO

André Luís Fassa Garcia
Élcio Fernando Del Prete Miquelino
Leonides da Silva Justiniano

ISBN: 978-85-8438-114-2 (impresso)
ISBN: 978-85-8438-115-9 (Digital EPUB)
ISBN: 978-85-8438-116-6 (Digital MOBI)

Formato: 14,8 x 21 cm
Capa brochura
128 páginas em papel pólen soft 80g

Sobre a obra

O marketing, enquanto conjunto de conhecimentos e técnicas que tem por objetivo identificar e satisfazer as necessidades e desejos das pessoas, vem se consolidando, cada vez mais, como um conjunto de estudos e atividades especializados em pessoas e não, apenas, em mercado, suas estratégias e processos. Miopia, por seu turno, diz respeito a um problema da visão decorrente da forma como os raios luminosos entram no eixo ótico, de tal modo que o foco (visual) passa a se localizar adiante da retina, fazendo com que possam ser vistos clara e nitidamente apenas os objetos próximos. Miopia em marketing, pois, significaria a incapacidade de administradores, gestores de empresas, profissionais de venda e especialistas em marketing enxergarem as dinâmicas do mercado para além de seu tempo imediato; decorrência da não utilização de ferramentas e processos avançados de análise das organizações e dos mercados – aí incluídos os produtos e os consumidores, ou clientes – mas, sobretudo, da falta de um pensamento imaginativo, criativo e inovador, capaz de romper com paradigmas tradicionais.

Sobre os autores


André Luís Fassa Garcia
Atua há mais de 17 anos na educação superior e pós-graduação em diversas instituições. Especialista em globalização e mestre em Gestão da Educação (Unimep). Atualmente é presidente da Adetec – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins e Região, membro do Conselho Municipal de Educação de Lins, coordenador do curso de Marketing e professor da Unilins. Desenvolve atividades empresariais e acadêmicas de marketing há mais de 10 anos, com foco em empreendedorismo e inovação. É conferencista e consultor na Empreendeducação Consultoria.
Logos_25_lattes


Élcio Fernando Del Prete Miquelino
Bacharel em Comunicação Social, publicitário, especialista em Marketing e MBA em Marketing. Exerceu Supervisão Comercial e de Marketing em empresa de grande porte por longo tempo. É professor universitário desde 2002, consultor em Marketing e Comunicação Empresarial e palestrante.
Logos_25_lattes


Leonides da Silva Justiniano
Atuando há cerca de 30 anos na educação, nos níveis fundamental, médio, superior e pós-graduação, tem mestrado e doutorado em Educação (Unesp). Desenvolve atividades empresariais e acadêmicas de marketing há mais de 10 anos, de modo especial, em pesquisa de mercado. É conferencista e consultor na Empreendeducação Consultoria.
Logos_25_lattes

.

Sumário da obra

I MIOPIA EM MARKETING ENTRE UTOPIA E DISTOPIA

Miopia em marketing – discussão introdutória

1     O sujeito e a sujeição mercadológica
1.1    Modelagem tecnológica do sujeito
1.2   Mercado, mercadoria e a configuração do marketing 3.0

2     O consumo como um moto perpetuo
2.1   O cenário do consumerismo e da autoconsumpção
2.2   Inimigo íntimo: o cérebro como ferramenta de consumo

3     Consumidão:  o horizonte distópico do cidadão
3.1   E o consumo no Brasil?
3.2   A distopia do consumo

II “C” DE CONSUMO OU “C” DE CIDADANIA? “C” DE ECONOMIA

4    “Consumidão: inclusão social consumista do cidadão…?!”

5    A perspectiva social do marketing

6    O consumo na nova economia
6.1    O novo paradigma tecno-econômico
6.2   Novas perspectivas de consumo em uma nova economia
6.3   Os 3 “Cs” da nova economia – a economia criativa
6.4   Os 3 “Cs” da nova economia – a economia circular
6.5   Os 3 “Cs” da nova economia – a economia compartilhada

7     O Fator “H”

8     O marketing e a nova economia
8.1   Marketing como educação do consumidor
8.2   Aspecto ético do consumo e do marketing – atendimento à pessoa!!

REFERÊNCIAS

Onde comprar

kobo2

Veja mais obras