PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores: Irineu A. Tuim Viotto Filho (org) e Rosiane de Fátima Ponce (org)
ISBN: 978-85-99286-17-3
e-ISBN 978-85-99286-46-3
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: capa Brochura
Páginas: 256 em papel offset

Sobre a obra

Este livro sintetiza expectativas, projetos, pensamentos, sentimentos e sonhos do coletivo de autores, pois sonhos são necessários ao desenvolvimento e humanização dos homens e precisam de efetivação e materialização. O sonho de um coletivo concretizado neste livro que expressa o trabalho de docentes que acreditam na possibilidade de uma educação escolar crítica e verdadeiramente transformadora.

Sobre o autor

Irineu A. Tuim Viotto Filho
Pos-doutorado em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano pela University of Bath (Inglaterra). Doutor e Mestre em Educação – Psicologia da Educação (PUC/SP). Graduação em Psicologia (UNESP-Bauru) e Educação Física (UNESP-Bauru). Atualmente é docente do curso de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação Física (UNESP/Presidente Prudente). Coordenador do GEIPEE-Thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-cultural) da FCT/UNESP. Membro do NEPPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social e Educação: contribuições do Marxismo).

Rosiane de Fátima Ponce
Doutora em Educação – Psicologia da Educação (PUC/SP). Mestre em Educação (UNESP-Araraquara). Pedagoga (UNESP/Presidente Prudente). Atualmente é docente do Departamento de Educação (UNESP/Presidente Prudente). Coordenadora do GEIPEE-Thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-cultural)-UNESP-Pres. Prudente. Membro do grupo de estudos NEPPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social e Educação: contribuições do marxismo)-UNESP-Bauru.

Trabalhos

Psicologia e educação no brasil: origens históricas e implicações para a ação do educador na escola
Irineu A. Tuim Viotto Filho

Materialismo histórico dialético: atualidade do método e implicações à educação e à psicologia
Elenita de Ricio Tanamachi
Irineu A. Tuim Viotto Filho

Contribuições da psicologia histórico-cultural para a psicologia da educação
Marisa Eugênia Melillo Meira

Inteligência abstraída, crianças silenciadas: as avaliações de inteligência: retomando o tema
Cecília Azevedo L. Collares
Maria Aparecida A. Moysés
Irineu A. Tuim Viotto Filho
Rosiane de Fátima Ponce

Novas velhas explicações sobre o fracasso escolar
Flávia da Silva Ferreira Asbahr

A indisciplina como forma de linguagem na escola
Eni de Fátima Martins

Uma visão da família em tempos e lugares
Ricardo Antonio Viotto

Educação popular e desenvolvimento humano
Rosa Maria Alves da Silva

As teorias de desenvolvimento em Skinner, Piaget e Vigotsky: possibilidades de orientação para o processo de ensino e aprendizagem na escola
Rosiane de Fátima Ponce
Irineu A. Tuim Viotto Filho

Onde encontrar

kobo2

cultura

saraiva

ibook

kobo2

Veja mais obras