INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O CASO ADETEC

André Luís Fassa Garcia
Leonides da Silva Justiniano

160 páginas em papel Pólen Soft 80g
Formato 14,8 x 21 cm
Capa brochura

ISBN: 978-85-8438-117-3 (Impresso)
ISBN: 978-85-8438-118-0 (Digital formato EPUB)
ISBN: 978-85-8438-119-7 (Digital formato MOBI)

Para o desenvolvimento de regiões criativas torna-se necessária a estruturação de instituições que favoreçam o surgimento dessas novas ideias, tecnologias e negócios – instituições como as incubadoras de empresa, parques tecnológicos, dentre outras, considerando-se que esses modelos de organização se destacam pela constante busca de inovação, mediante o estímulo à criatividade, à imaginação disruptiva, ao modus operandi empreendedor.

Ademais, é essencial que esse espírito de mudança, inovador e inspirador esteja intrínseco à prática empresarial. Em outras palavras: os empreendedores, sejam eles de pequeno, médio e/ou grande porte, devem incorporar esses conceitos e paradigmas de atuação ao cotidiano da empresa, tornando-se também eles, referência dentre os players do mercado. Dessa forma, a ação individual fortalecerá a valorização do coletivo, induzindo ainda mais a nova vocação para a qual a cidade se destina. Lins, polo tecnológico: essa a sua (nova) vocação.


André Luís Fassa Garcia
Atua há mais de 17 anos na educação superior e pós-graduação em diversas instituições. Especialista em globalização e mestre em Gestão da Educação (Unimep). Atualmente é presidente da Adetec – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins e Região, membro do Conselho Municipal de Educação de Lins, coordenador do curso de Marketing e professor da Unilins. Desenvolve atividades empresariais e acadêmicas de marketing há mais de 10 anos, com foco em empreendedorismo e inovação. É conferencista e consultor na Empreendeducação Consultoria.
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Leonides da Silva Justiniano
Atuando há cerca de 30 anos na educação, nos níveis fundamental, médio, superior e pós-graduação, tem mestrado e doutorado em Educação (Unesp). Desenvolve atividades empresariais e acadêmicas de marketing há mais de 10 anos, de modo especial, em pesquisa de mercado. É conferencista e consultor na Empreendeducação Consultoria.
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INTRODUÇÃO

I EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

PRÓLOGO I

1 IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

1.1 A IMAGINAÇÃO
1.2 A CRIATIVIDADE
1.3 INOVAÇÃO

2 INTELIGÊNCIA CRIATIVA

2.1 INTELIGÊNCIA E INTELIGÊNCIAS
2.2 A INTELIGÊNCIA CRIATIVA

3 EMPREENDEDORISMO INOVADOR

3.1 QUEM É ESSE, O EMPREENDEDOR?
3.2 O QUE PODE SER CONSIDERADO ISSO, O EMPREENDEDORISMO?
3.3 O CENÁRIO DO EMPREENDEDOR E DO EMPREENDEDORISMO
3.4 O EMPREENDEDORISMO INOVADOR E A INDUÇÃO VOCACIONAL
3.4.1 EMPREENDEDORISMO INOVADOR
3.4.2 EMPREENDEDORISMO INOVADOR COMO INDUÇÃO VOCACIONAL

II ADETEC: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

PRÓLOGO II

4 UMA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

4.1 A BASE GEOPOLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA ONDE
SE RADICA A ADETEC
4.2 A AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E
TECNOLÓGICO DE LINS E REGIÃO
4.3 ADETEC EM AÇÃO: PRINCIPAIS PROGRAMAS MANTIDOS
E EM IMPLEMENTAÇÃO

4.3.1 INCUBADORA DE EMPRESAS DE LINS – IEL
4.3.2 CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – CIT
4.3.3 ESCOLA VIDA E TRABALHO – EVT
4.3.4 HOTEL DE PROJETOS
4.3.5 EMPREENDEDOR DO FUTURO
4.3.6 REDE DE APOIO AO JOVEM EMPREENDEDOR – REAJE
4.3.7 INFOPRODUTOS EDUCACIONAIS
4.3.8 CAIPIRA VALLEY

5 INCUBAÇÃO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR

6 INDUZINDO A VOCAÇÃO TECNOLÓGICA

6.1 VISÃO DE FUTURO PARA CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A GESTORES DA ADETEC: DO ONTEM AO HOJE

B A ADETEC NA VISÃO E NAS PALAVRAS DE QUEM A CONSTRÓI

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