O MARKETING E A NOVA ECONOMIA
CONTRIBUIÇÕES PARA ENTENDER O “CONSUMIDÃO” E A NOVA ECONOMIA DA INFORMAÇÃO
André Luís Fassa Garcia
Élcio Fernando Del Prete Miquelino
Leonides da Silva Justiniano
ISBN: 978-85-8438-114-2 (impresso)
ISBN: 978-85-8438-115-9 (Digital EPUB)
ISBN: 978-85-8438-116-6 (Digital MOBI)
Formato: 14,8 x 21 cm
Capa brochura
128 páginas em papel pólen soft 80g
Sobre a obra
O marketing, enquanto conjunto de conhecimentos e técnicas que tem por objetivo identificar e satisfazer as necessidades e desejos das pessoas, vem se consolidando, cada vez mais, como um conjunto de estudos e atividades especializados em pessoas e não, apenas, em mercado, suas estratégias e processos. Miopia, por seu turno, diz respeito a um problema da visão decorrente da forma como os raios luminosos entram no eixo ótico, de tal modo que o foco (visual) passa a se localizar adiante da retina, fazendo com que possam ser vistos clara e nitidamente apenas os objetos próximos. Miopia em marketing, pois, significaria a incapacidade de administradores, gestores de empresas, profissionais de venda e especialistas em marketing enxergarem as dinâmicas do mercado para além de seu tempo imediato; decorrência da não utilização de ferramentas e processos avançados de análise das organizações e dos mercados – aí incluídos os produtos e os consumidores, ou clientes – mas, sobretudo, da falta de um pensamento imaginativo, criativo e inovador, capaz de romper com paradigmas tradicionais.
Sobre os autores
André Luís Fassa Garcia
Atua há mais de 17 anos na educação superior e pós-graduação em diversas instituições. Especialista em globalização e mestre em Gestão da Educação (Unimep). Atualmente é presidente da Adetec – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins e Região, membro do Conselho Municipal de Educação de Lins, coordenador do curso de Marketing e professor da Unilins. Desenvolve atividades empresariais e acadêmicas de marketing há mais de 10 anos, com foco em empreendedorismo e inovação. É conferencista e consultor na Empreendeducação Consultoria.
Élcio Fernando Del Prete Miquelino
Bacharel em Comunicação Social, publicitário, especialista em Marketing e MBA em Marketing. Exerceu Supervisão Comercial e de Marketing em empresa de grande porte por longo tempo. É professor universitário desde 2002, consultor em Marketing e Comunicação Empresarial e palestrante.
Leonides da Silva Justiniano
Atuando há cerca de 30 anos na educação, nos níveis fundamental, médio, superior e pós-graduação, tem mestrado e doutorado em Educação (Unesp). Desenvolve atividades empresariais e acadêmicas de marketing há mais de 10 anos, de modo especial, em pesquisa de mercado. É conferencista e consultor na Empreendeducação Consultoria.
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Sumário da obra
I MIOPIA EM MARKETING ENTRE UTOPIA E DISTOPIA
Miopia em marketing – discussão introdutória
1 O sujeito e a sujeição mercadológica
1.1 Modelagem tecnológica do sujeito
1.2 Mercado, mercadoria e a configuração do marketing 3.0
2 O consumo como um moto perpetuo
2.1 O cenário do consumerismo e da autoconsumpção
2.2 Inimigo íntimo: o cérebro como ferramenta de consumo
3 Consumidão: o horizonte distópico do cidadão
3.1 E o consumo no Brasil?
3.2 A distopia do consumo
II “C” DE CONSUMO OU “C” DE CIDADANIA? “C” DE ECONOMIA
4 “Consumidão: inclusão social consumista do cidadão…?!”
5 A perspectiva social do marketing
6 O consumo na nova economia
6.1 O novo paradigma tecno-econômico
6.2 Novas perspectivas de consumo em uma nova economia
6.3 Os 3 “Cs” da nova economia – a economia criativa
6.4 Os 3 “Cs” da nova economia – a economia circular
6.5 Os 3 “Cs” da nova economia – a economia compartilhada
7 O Fator “H”
8 O marketing e a nova economia
8.1 Marketing como educação do consumidor
8.2 Aspecto ético do consumo e do marketing – atendimento à pessoa!!
REFERÊNCIAS