PSICOLOGIA E SAÚDE: INTERFACES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Flávia Cristina Santiago de Oliveira
Francisco de Assis Medeiros
Renato Salviato Fajardo
(organizadores)

ISBN 978-65-88038-19-2

Formato: 16 x 23 cm
Capa brochura
270 páginas

Promover saúde é uma prática extraordinariamente complexa. Requer pensar em políticas públicas, planos coordenados, programas etc. Soma-se a isso, a indissociabilidade entre saúde e qualidade de vida, onde sem um, o outro é ineficaz na garantia de um estado de bem-estar individual e/ou coletivo. Além disso, é uma prática dinâmica, que coevolui com a sociedade, fazendo-se necessária a constante atualização do profissional a ela atrelado. Assim, este livro, nosso segundo volume do “Psicologia e Saúde”, constituído de uma coletânea de textos produzido por pesquisadores exímios em suas frentes de atuação, possibilita o contato de estudantes e profissionais com os mais diversos temas que contribuem não só para a ampliação do conhecimento, mas também para o aprimoramento de sua prática.
Os capítulos são organizados nos temas Interfaces entre a Psicologia e especialidades em Saúde; Avaliação psicológica em saúde; Saúde no contexto educacional; Saúde social e coletiva; Emoções e comunicação não verbal; Neurobiologia, saúde e contexto hospitalar e Saúde no contexto da pandemia Covid-19

Flávia Cristina Santiago de Oliveira
Psicóloga pela Universidade Paulista – Araçatuba (2016). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Linha de Pesquisa: Desenvolvimento – Comportamento e Saúde) pela Faculdade de Ciências, UNESP Bauru. Doutoranda em Psicobiologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). É Docente no curso de graduação em Psicologia do UniSalesiano Araçatuba. Possui Especialização em Psicologia e Saúde pela UNESP Araçatuba. Especialista em Psicologia do Trânsito pela USC (Universidade do Sagrado Coração). Experiência na área Clínica e de Avaliação Psicológica.

Francisco de Assis Medeiros
Graduado em Psicologia (Formação de Psicólogo) pela Universidade Paulista – Araçatuba-SP (2014), com experiência em psicoterapia individual e de grupo. Possui Aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2016), especialização em Psicologia e Saúde, pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2018) e especialização em Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância pela UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Bauru-SP (2020). Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Bauru-SP (2021), com intercâmbio (Movilidad Virtual) nas universidades UNLP – Universidad Narcional de la Plata (Argentina) e UDELAR – Universidad de la República Uruguay (Uruguai).

Renato Salviato Fajardo
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1986), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2002), mestrado em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Master in Arts in International and Area Studies – University of California at Berkeley (2008), Master in Public Health – University of California at Berkeley (2008) e doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (1992), Pos-Doc University of California at Berkeley (2007). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Coordenador do Centro de Promoção da Qualidade de Vida (PromoVi).

Alexandre Gonzaga dos Anjos
Possui graduação em História pela Faculdade de Educação São Luís (2008), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). É doutorando no programa de pós-graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção, psicologia, formação e desenvolvimento.

Ana Cláudia Bortolozzi
Psicóloga pela UNESP, Bauru. Mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar e Doutora em Educação pela UNESP, Marília. Fez pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Sexualidade -NUSEX (UNESP, Araraquara) em 2009 e no exterior, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) em 2017. É professora desde 1995 no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, campus de Bauru e concursada na disciplina Desenvolvimento e Educação Sexual” em 2003. Desde 2019 é profa Associada, Livre-docente em “Educação Sexual, Inclusão e Desenvolvimento Humano”. Atua como docente na graduação em Psicologia e na Pós-graduação junto aos programas: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (FC/UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLar/ UNESP, Araraquara).

Camila Elidia Messias dos Santos
Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP/Araçatuba (2014). Possui aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve de Base Crítica pelo Centro de Promoção da Qualidade de Vida (PromoVi) – UNESP/Araçatuba e Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru (2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da UNESP/Bauru e do projeto de extensão Da identificação de estudantes com indicadores de superdotação e suas áreas de interesses ao enriquecimento curricular: uma proposta interdisciplinar. Membro titular represente discente da pós-graduação da Comissão de Inclusão e Acessibilidade UNESP (biênio 2020-2021). Desenvolve estudos na interface Psicologia e Educação, em temáticas relacionadas a Educação Especial e Inclusiva, Psicologia do desenvolvimento, Inclusão escolar, Aprendizagem e ensino e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Carolina Daniel Montanhaur
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/2016), Campus Bauru; Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/2018) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Participa do Grupo de Pesquisa “Ações preventivas e processos de intervenção em desenvolvimento infantil”; Realiza estudos na área da Psicologia do Desenvolvimento, Saúde materno-infantil, trabalhando com as temáticas: Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento no primeiro ano, Avaliação do Desenvolvimento, Saúde emocional materna, Percepção materna e orientações de pais.

Cassia Regina de Souza Preto
Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (1987), Mestre em Psicologia e Saúde pela FAMERP (2020), Especialização em Psicologia e Saúde: Interfaces Teóricas e Práticas pela UNESP/FOA (2014), em Administração de Recursos Humanos pelo CESULON/UNIFIL (1990), Especialista em Psicologia Clínica/CFP e Especialista em Psicologia Organizacional/CFP (2002). Autora do livro LAUDO PSICOLÓGICO (Juruá, 2016). Atualmente trabalha no Tribunal de Justiça do Estado São Paulo como Psicóloga. Trabalhou no CRP/08 Paraná como Gerente Técnica e Orientadora Fiscal (mar-jun/2010 e jun/1996 à mar/2008); foi docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na graduação em disciplinas de Avaliação Psicológica e Aconselhamento TEAP (de 2000 a 2002). Docente em Pós-graduação em disciplinas relacionadas às áreas de avaliação psicológica, ética, documentos e perícia.

Christiane Marie Schweitzer
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Ciências da Computação pela Karlstad University(2005). Atualmente é professora assistente doutor – ms3.2 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atualmente nos seguintes temas: modelagem matemática e computacional, micro-eletrônica, estatística e bioinformática.

Daniela Atili Brandini De Weert
Graduada em Odontologia, na Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP em 1993. Conclui o curso de Mestrado (1997) e Doutorado (2000) em Odontologia na área de Reabilitação Oral na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP e Pós-doutorado na Universidade de Sidney (2009) e na Universidade de Amsterdam (2012). Atualmente é Professora Doutora da FOAraçatuba – UNESP na disciplina de Clínica Integrada. Os trabalhos de extensão são desenvolvidos junto a Clínica de Atendimento Integral aos Pacientes com Traumatismo Dento-Facial e no Núcleo de Diagnóstico e Tratamento das Desordens Temporomandibulares. Os projetos de pesquisa têm ênfase em trauma oclusal e aspectos psicológicos dos hábitos parafuncionais e dor orofacial.

Débora de Aro Navega
Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na UNESP – Bauru. Bolsista CAPES DS. Mestra em Educação Sexual pela UNESP – Araraquara, pela linha Desenvolvimento, Sexualidade e Diversidade na formação de professores e profissionais de saúde (2016). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) UNESP Bauru. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP (2005).

Elerson Gaetti Jardim Júnior
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1990), Araçatuba-SP, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1997). Especialista em Psicologia e Saúde pela FOA-UNESP (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: antimicrobianos, anaeróbios, controle de infecção e odontologia hospitalar.

Ellen Cristina Gaetti-Jardim
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Estomatologia (2009) e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Estomatologia pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (2014) do Núcleo de Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial e Estomatologia.

Franciele Ariene Lopes Santana
Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-2013), especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS-2016), Mestra em Educação, área de concentração em Educação Social (UFMS-2017), e, atualmente Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP). É Psicóloga no Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica (SEPAP) do Câmpus do Pantanal da UFMS, cujo objetivo é a atenção aos servidores e acadêmicos. Coordena o “Grupo de estudos, pesquisa e intervenção em psicologia em espaços de educação e trabalho (GEPIPET)”, tendo como linhas: 1) Psicologia e Saúde: atenção ao estudante no espaço educacional e, 2) Diálogos entre Psicologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador no contexto do Serviço Público da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia e saúde, Psicologia no contexto da Educação; Habilidades Sociais; e, Saúde do Trabalhador.

Larissa Costa Coral
Psicóloga formada pela PUC-Campinas com especialização em Psicologia e Saúde pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) com monografia intitulada “Violência de gênero e atenção básica: como estamos cuidando da saúde das mulheres?” sob orientação do professor doutor Marco Aurélio Branco. Atualmente atua na área clínica com atendimentos voltados a adultos e na área social por meio do Projeto Justiceiras em que realiza atendimentos assistenciais breves (online) a mulheres em situação de violência. Atuou na área hospitalar, mais especificamente, em saúde mental, no Instituto Bairral de Psiquiatria. Durante a graduação realizou um projeto de pesquisa intitulado “O papel da língua falada nas famílias e comunidades indígenas, segundo a percepção de alunos de um curso de magistério indígena”, sob supervisão da Prof. Dra. Vera Lúcia Trevisan de Souza, líder do grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) da PUC-Campinas. Realizou estágio em Saúde/Clínica com ênfase em Saúde Pública na instituição Centro de Saúde Integração, com supervisão do Prof. Dr. Nilton Julio de Faria.

Liliane Ubeda Morandi Rotoli
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2006) , Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP-RP) (2010) e Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCE/UNESP) (2016). Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), câmpus de Assis. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Matemática Financeira, Economia Aplicada, Matemática e Probabilidade.

Marco Antonio de Oliveira Branco
Possui graduação em Psicologia pela UNIP – Universidade Paulista (2004), especialização lato sensu em Psiquiatria e Dependência Química pela UNISA – Universidade de Santo Amaro (2007), especialização lato sensu em Sexualidade: Terapia Sexual e Orientação pela FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP (2008), Mestrado em Psicologia pela UEM – Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atuou como psicólogo na Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É associado da Associação Brasileira de Psicologia Política. Tem experiência em Psicologia Social, com ênfase em políticas públicas para infância e juventude e psicologia jurídica.

Maria da Glória Buzinaro
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor – FCAVJ/Unesp. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças infecciosas dos animais, rotavírus, epidemiologia das diarreias.

Maria Luiza Gava Schmidt
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pós-Doutorado Junior ( PDJ) em Saúde Pública pela FSP/USP ( Apoio CNPp – Processo Nº 15 00098/2006-5). MBA em Design Thinking pela Inova Business School – Campinas /SP ( 2016-2018). Possui formação em Psicodrama pelo Instituto Bauruense de Psicodrama ( 2003). Formação como Psicodramatista Didata pela ACTO ( 2007). Formação em Psicodramatista Didata Supervisora pela SOPSP – Sociedade de Psicodrama de São Paulo ( 2009).Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Curso de Graduação e Pós Graduação em Psicologia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Assis- Unesp.

Natália dos Santos Sanches
Mestranda em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Faculdade de Odontologia de Araçatuba- Univ. Estadual Paulista, Araçatuba-SP. Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-FOA-UNESP (2020). Desenvolve atividade de Iniciação Científica no Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP, obteve bolsa FAPESP (Processo: 2018/13264-0), com pesquisas experimentais na área de “Biomaterias e Implantodontia. Atualmente é membro da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da FOA – UNESP, da Liga Academica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial Hospital INC- Curitiba e membro associado da: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica Divisão Brasileira da IADR.

Natalia Leal Vio
Psicóloga, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências de Bauru (UNESP). Realiza especialização em neurociências, psicologia positiva e mindfullness na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Pesquisa sobre fatores de vulnerabilidade e de proteção para os sujeitos e coletividades nas relações, na família e no trabalho. Pesquisa sobre a qualidade de vida, fatores psicossociais, o adoecimento físico e a dor. Participa do projeto de extensão do Núcleo de Atenção Psicossocial (NTAPS) da UNESP, campus Bauru e da Pesquisa e Extensão do Centro de Promoção da Qualidade de Vida (PROMOVI/ UNESP, campus Araçatuba). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (2019).

Nathália Galvão Schneidereit
Graduanda em Odontologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP – Araçatuba-SP.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee.

Paloma Emanoela Fava Felix
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Dracena – Unifadra (Dracena/SP 2013). Especialista em Psicologia e Saúde pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp (Araçatuba/SP 2018). Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – Indep (Três Lagoas/MS 2021). Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp (Bauru/SP). Membro do Laboratório de Neuropsicologia da Unesp/Bauru. Possui interesse em Doenças Cerebrovasculares e Neurodegenerativas. Atua como Psicóloga Escolar, Clínica e Docente.

Sadao Omote
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984), Livre-docência em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (1992) e provimento do cargo de Professor Titular mediante concurso público (1999). Aposentado em 2005, foi contratado em regime de CLT, como Professor Adjunto, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo ano, ministrando disciplinas em cursos de Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP.

Sandro Caramaschi
Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Oecologia Brasiliensis e Membro de corpo editorial da Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Expressões, Faciais, Comunicação, Não verbal, emoções.

Taize de Oliveira
Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Ainda no mestrado realizou intercâmbio com a Universidad Nacional de Nordeste (UNNE), em Corrientes – Argentina, e cursou disciplinas da Maestria en Derecho da Familia, Niñes y Adolescencia, e disciplinas da Diplomatura de Discapacidad y Derecho. Atuou como assistente de pesquisa na temática “concepções de deficiência em contexto universitário”, como bolsista FAPESP TT3 (Proc: 2018/04696-3). Graduada em psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é psicóloga educacional e psicóloga clínica, e atua na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.

Tariane Franciele Bastos Pereira
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP – Bauru (2019), área de concentração Desenvolvimento, Comportamento e Saúde. Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Educacional (2016). Atua como docente em cursos de pós-graduação e como psicóloga clínica junto ao Instituto Therapie Bauru, onde integra os seguintes projetos: Intervenção e posvenção ao luto (GEALB), formação de profissionais na área de psicologia (ORGAN) e intervenção em situação de crise e emergência psicológica (GAPPEC). Em virtude dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador pelo Congress on Brain, Behavior and Emotions nos anos de 2018 e 2019, além de Menção Honrosa pelo Centro de Promoção de Qualidade de Vida da UNESP/Araçatuba.

Tatiana de Cássia Ramos Netto
Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP – Bauru. Professora auxiliar do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera Educacional. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq: SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA – GEPESEC. Atua principalmente nas linhas de pesquisa em sexualidade/saúde sexual e envelhecimento.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências – FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2021-2025).

Vinicius de Melo Ferreira Carlos
Graduando em Psicologia no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano) – Araçatuba-SP.

I INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E ESPECIALIDADES EM SAÚDE

1 REFLEXÕES SOBRE INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES (DTMS)
Flávia Cristina Santiago de Oliveira
Natalia Leal Vio
Renato Salviato Fajardo

2 MICROBIOTA, RESPOSTA IMUNE E COMPORTAMENTO
Elerson Gaetti Jardim Júnior
Natália dos Santos Sanches
Nathália Galvão Scheneidereit
Daniela Atili Brandini De Weert
Renato Salviato Fajardo
Ellen Cristina Gaetti-Jardim
Christiane Marie Schweitzer
Maria da Glória Buzinaro

II – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM SAÚDE

3 LAUDO PSICOLÓGICO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA
Cássia Regina de Souza Preto

4 PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE A INTERNAÇÃO DO BEBÊ EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Carolina Daniel Montanhaur
Sadao Omote

III – SAÚDE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

5 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO ESPAÇO ESCOLAR: COMPROMISSOS E DESAFIOS DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Camila Elidia Messias dos Santos
Olga Maria Paizentin Rolim Rodrigues
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

IV – SAÚDE SOCIAL E COLETIVA

6 VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ATENÇÃO BÁSICA: COMO ESTAMOS CUIDANDO DA SAÚDE DAS MULHERES?
Larissa Costa Coral
Marco Antônio Oliveira Branco

7 EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E SAÚDE SEXUAL: EM DEFESA DE PROPOSTAS SOCIAIS
Ana Cláudia Bortolozzi
Débora de Aro Navega
Tatiana de Cássia Ramos Netto

8 PRESENTEÍSMO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM READAPTADOS APÓS AFASTAMENTOS POR TRANSTORNO MENTAL COMUM
Maria Luiza Gava Schmidt
Liliane Ubeda Morandi Rotoli

V – EMOÇÕES E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

9 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL E EMOÇÕES
Tariane Franciele Bastos Pereira

10 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO TERAPEUTA-PACIENTE
Sandro Caramaschi

VI – NEUROBIOLOGIA, SAÚDE E CONTEXTO HOSPITALAR

11 NEUROBIOLOGIA DO CONTROLE ATENCIONAL
Alexandre Gonzaga dos Anjos

12 DIFERENCIAÇÃO DO PERFIL COGNITIVO E DE DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS EM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E DEMÊNCIA VASCULAR
Paloma Emanoela Fava Felix

V SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

13 SAÚDE, DEMOCRACIAS E COMUNIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
Marco Antonio de Oliveira Branco

14 O RETORNO UNIVERSITÁRIO AO ENSINO PRESENCIAL APÓS A PANDEMIA DA COVID-19 : A NECESSÁRIA ATENÇÃO À SAÚDE SOCIOEMOCIONAL
Taize de Oliveira
Franciele Ariene Lopes Santana
Francisco de Assis Medeiros

15 OS IMPACTOS EMOCIONAIS CAUSADOS PELA PANDEMIA COVID-19
Vinicius de Melo Ferreira Carlos
Flavia Cristina Santiago de Oliveira

Veja mais obras