Descrição
Este livro, que tem por título Língua Estrangeira na Escola Pública, reflete o empenho por parte de professores de metodologia de ensino de línguas estrangeiras, linguistas aplicados e outros educadores de contribuir para a melhora da escola pública brasileira. É de conhecimento geral que as escolas mantidas pelo Estado são carentes, pois os professores lidam com turmas numerosas, recebem proventos reduzidos e, em certos casos, enfrentam problemas de disciplina por parte de alguns discentes. Certos observadores que têm uma postura derrotista alegam que nada pode ser feito para reverter esse quadro. O livro de autoria de Consolo e Garcia Grande, voltado para o desafio de ensinar a língua inglesa no ensino fundamental, é um convite para os professores mudarem a sua prática de ensino. Em vez de seguir uma metodologia tradicional baseada no ensino de regras gramaticais fora de contexto, os autores apresentam uma nova visão de ensinar língua estrangeira. Lançando mão de um ensino temático, a professora engajada na pesquisa tira os alunos da formalidade da sala de aula e os leva para um supermercado com a finalidade de elaborar uma lista de compras em inglês e para uma sorveteria onde, além de tomar um sorvete, aprendem os nomes dos diferentes sabores e empregam a língua estrangeira para comunicar as suas preferências. Outras situações de comunicação verdadeira são a participação numa festa de “Halloween” e uma entrevista com falantes de língua inglesa. As experiências relatadas com a utilização de ensino temático mostram que os próprios alunos mudam a sua visão a respeito de sua aprendizagem. Os discentes começam a considerar a língua estrangeira como uma matéria útil, necessária e relevante para a vida. Um resultado muito positivo da experiência com os alunos e com a pesquisa relatada por Consolo e Garcia Grande é que os próprios alunos interagem entre si e também com seus professores, e essa interação contribui em muito para diminuir ansiedades, reduzir problemas de desatenção e de disciplina na sala de aula e estabelece reais condições para um clima de colaboração e de cooperação entre discente e docente.
O livro, ora apresentado, é leitura essencial para todos os professores de língua estrangeira que querem refletir sobre a sua prática de ensino.
Avaliações
Não há avaliações ainda.